As startups são originárias dos EUA, já no Brasil o termo surgiu em 1996 e está ligado aos avanços relacionados à conexão via internet. Há pouco mais de uma década as startups estouraram em solo nacional, brilhando os olhos de empreendedores dispostos e fazendo seus primeiros unicórnios verdes e amarelos.
Uma startup é uma empresa mais embrionária, ou seja, em fase inicial, geralmente atua com uma equipe enxuta de colaboradores e possui recursos bem limitados, a maior característica de uma startup é que ela precisa desenvolver um modelo de negócios escalável.
Para conseguir grande escala é preciso estar atento ao produto/serviço ofertado, buscando sempre ter um crescimento de receita exponencial e desproporcional ao aumento de despesas e custos. Recorrentemente esse modelo de negócio se aplica a software, uma vez que, ao desenvolver a ferramenta o custo de fornecimento e aprimoramento é menor em relação ao faturamento.
Além da escalabilidade, temos a disrupção, que é a capacidade de encurtar a cadeia de fornecimento de determinado produto/serviço, diminuindo o custo de produto e/ou melhorando substancialmente a qualidade do bem entregue.
Um diferencial entre empresas tradicionais e startups é o meio em que elas operam, o caminho de uma startup é um vale de problemas e desafios, nesse ponto é preciso ativar o modo inovação e criatividade para criar soluções pontuais que revolucionam mercados globais, exemplos são a Uber, Nubank, Canva,Gympass, Melhor Envio e outras.
Quando falamos em empresas comuns, na maioria dos casos elas já estão estabelecidas ou atuam em setores tradicionais, possuindo um quadro maior de colaboradores e recursos financeiros mais estáveis, que busca manter e aumentar seus lucros.
Diferentemente das startups, são empresas escalonáveis que acabam se desenvolvendo ao escalar etapas com custos e receitas proporcionais, distribuindo aos sócios o excedente na forma de lucros e dividendos. Aqui existe uma grande diferença, as startups majoritariamente não distribuem lucros e dividendos, visto que, todo recurso excedente a despesa ordinária é utilizada para desenvolvimento de novasfeatures (recursos).
Resumindo, para diferenciar uma startup você deve fazer 3 perguntas:
- Esta empresa é escalável ou escalonável?
- Esta empresa é disruptiva?
- Esta empresa distribui o excedente de caixa ou reinveste para crescimento acelerado?
Agora, sabendo a resposta destas perguntas você não ficará em dúvida!